Registo

Perguntas Frequentes

Quem pode tornar-se um membro Bewegen?

Deve ter, no mínimo, 18 anos para utilizar uma bicicleta Bewegen. A segurança e manutenção da subscrição Bewegen é da sua inteira responsabilidade. As subscrições não podem ser partilhadas. Se tal acontecer, serão da sua responsabilidade todos e quaisquer incidentes que possam ocorrer.

Por onde posso andar com a minha Bewegen?

Pode andar de bicicleta por toda a região de Lagoa, desde que se mantenha dentro da área do sistema. Pode consultar a área do sistema nos mapas da Bewegen, no nosso site, na aplicação móvel ou nos quiosques. Se ultrapassar esta área, será avisado e, eventualmente, sancionado.

Durante quanto tempo posso alugar uma bicicleta Bewegen?

Enquanto membro com uma subscrição active, pode usar as bicicletas as vezes que quiser. Lembre-se que os primeiros 60 minutos de cada viagem estão incluídos nas Subscrições para Residentes, e os primeiros 60 minutos estão incluídos nos Passes Deluxe para Visitantes. Quer prolongar a sua viagem? Se optar por continuar a usar a bicicleta para lá do tempo incluído, cada 60 minutos adicionais serão cobrados a 3€.

 

As bicicletas Bewegen Lagoa devem ser devolvidas no próprio dia. Se após 24 horas seguidas a bicicleta não for devolvida, será considerada como roubada e serão cobrados 1500€ ao seu cartão de crédito, salvo indicação em contrário por parte da Bewegen Lagoa. Se tiver algum problema ligue imediatamente para o Apoio a Clientes pelo +351 965 515 286.

 

Consulte a página de preços para obter mais informação sobre as subscrições.

Porque é que eu tenho um valor cativo de 75 € no meu cartão de crédito?

Enquanto membro ocasional, poderá retirar uma ou mais bicicletas com o seu cartão. A Bewegen irá manter cativo o valor de 75€ por bicicleta, durante o período de subscrição (Aluguer Horário ou Passe Deluxe para Visitantes), de forma a garantir que o sistema é utilizado de forma adequada. A devolução deste valor difere de banco para banco. Informe-se junto do seu banco para mais detalhes.

Porque é que as bicicletas Bewegen têm custos adicionais por tempo extra para todos os membros com passes?

O sistema Bewegen Lagoa foi pensado para ser um sistema de bicicletas públicas, em que o objectivo é estar sempre disponível para residentes e visitantes. Os custos por tempo extra aplicam-se a todos os membros, porque desta forma incentiva-se à devolução das bicicletas assim que deixarem de ser usadas, ficando mais bicicletas disponíveis para que todos possam usufruir delas.

Posso emprestar o meu cartão de membro Bewegen Lagoa a outra pessoa?

Não. O seu cartão de membro é apenas válido para si. Como as subscrições estão associadas às suas informações pessoais e meios de pagamento, será responsabilizado por quaisquer incidentes que ocorram com usos do seu cartão ou conta. As subscrições são pessoais e intransmissíveis e não podem ser partilhadas com outros utilizadores.

Como retiro uma bicicleta Bewegen da doca?

Depois de obter o seu cartão de membro, dirija-se a uma estação e escolha uma das bicicletas disponíveis. Olhe para o ecrã da bicicleta localizado no centro do guiador e verifique se esta está disponível para ser usada.

 

Se tiver um cartão, encoste-o abaixo do ecrã da bicicleta, que se encontra no meio do guiador. A bicicleta Bewegen dará sinal quando o seu cartão for lido e puder ser retirada da doca. Tem 15 segundos para retirar a sua bicicleta da doca ou destrancar o cadeado auxiliar da bicicleta, caso esta não se encontre na doca. Se não o fizer em 15 segundos, a bicicleta voltará a trancar-se e terá de repetir o processo.

 

Se estiver a usar a aplicação móvel, inicie sessão com o seu nome de utilizador e palavra-passe, em seguida indique a bicicleta que quer retirar colocando o seu número. Os números das bicicletas encontram-se na coluna de direcção, abaixo do guiador. Basta colocar o número e seguir as indicações da aplicação móvel para libertar uma bicicleta.

 

Se não for possível destrancar a bicicleta, receberá um código de erro. Poderá ser um problema com a bicicleta ou com a sua subscrição de membro. Tente novamente noutra bicicleta da estação ou reveja a sua informação de membro num quiosque. Se tiver algum problema, por favor contacte o Apoio a Clientes, através do +351 965 515 286.

Apenas pretendo utilizar as bicicletas Bewegen pontualmente. Posso fazê-lo sem me tornar membro?

Sim, pode optar por comprar uma subscrição temporária ou um aluguer num quiosque, de cada vez que pretender utilizar o sistema. Encontrará mais detalhes na página de preços

Estou apenas de visita por um curto período de tempo. Como posso utilizar o sistema?

Os visitantes ou turistas em Lagoa têm a opção de comprar um Passe Deluxe para Visitantes, que é um passe de curta duração especificamente desenhado para quem quer usufruir das bicicletas para se deslocar e explorar a região de Lagoa. Seleccione esta opção num quiosque multimédia duma estação de bicicletas ou na aplicação móvel. Os visitantes também podem adquirir um aluguer horário num quiosque multimédia duma estação de bicicletas ou na aplicação móvel. Encontrará mais detalhes na página de preços.

Realizei a minha subscrição online. Posso utilizar o serviço neste momento?

Sim, depois de se registar poderá utilizar o sistema de imediato, desbloqueando a sua bicicleta através da aplicação móvel. Faça o download da aplicação e inicie a sua sessão. Escolha a opção de “Retirar a Bicicleta” e introduza o número da bicicleta que pretende na aplicação. Poderá retirá-la de imediato e estará pronta a usar.

 

Pode ainda usar o seu cartão de membro para retirar uma bicicleta Bewegen. Depois de receber o seu cartão permanente pelo correio e terá de o ativar, através do site. De seguida, estará pronto para andar na sua bicicleta.

 

Quer começar já a andar? Pode comprar um Aluguer Horário ou um Passe Deluxe para Visitantes, que são vendidos nos quiosques multimédia das estações de bicicletas, ou através da aplicação móvel. Então poderá desbloquear uma bicicleta e começar a sua viagem.

Recebi o meu cartão de membro pelo correio. Como posso ativá-lo?

Tem várias opões:

 

- Pode ativar o seu cartão de membro online aqui. Utilize o seu nome de utilizador e palavrapasse para iniciar sessão e introduza o número do cartão no menu de ativação.

 

- Pode ativar o seu cartão de membro através do Apoio a Clientes, contactando o +351 965 515 286.

 

* Tome atenção, pois apenas dispõe de um prazo de 90 dias para ativar o seu cartão de membro, depois de realizar a subscrição online.

Quantas subscrições posso comprar simultaneamente com o meu cartão de crédito?

Se está a comprar uma subscrição ocasional no quiosque, o seu cartão de crédito poderá ser associado até 4 cartões Bewegen Lagoa. Cada cartão Bewegen Lagoa pode usar 1 bicicleta, o que significa que pode usar até 4 bicicletas em simultâneo.

 

Se está a realizar uma subscrição a longo prazo, poderá registar 4 utilizadores por cartão de crédito e alugar uma bicicleta por cartão de membro.

 

Por favor tenha em atenção que por cada subscrição temporária serão caucionados 150€ no seu cartão de crédito, este movimento ficará pendente e será libertado após 10 dias úteis caso tenha devolvido a bicicleta.

Quando começa a subscrição?

A sua subscrição tem início no momento em que se regista. Após concluir o seu registo, poderá utilizar o sistema de imediato, desbloqueando uma bicicleta Bewegen, através da aplicação móvel.

O que faço se não encontrar nenhuma doca livre, quando quiser devolver a minha bicicleta?

Quando todas as docas estiverem ocupadas tem duas opções para devolver a sua bicicleta:

- O nosso Sistema inteligente sabe quando as estações estão cheias e caso esteja numa estação com quiosque multimedia poderá pedir tempo adicional e dirigir-se a outra estação. Basta encostar o seu cartão Bewegen Lagoa no leitor de cartões do quiosque e seguir as indicações no ecrã do quiosque. Irá receber gratuitamente 30 minutos adicioinais para devolver a bicicleta noutra estação.

 

- Pode também contactar o apoio a clientes da Bewegen Lagoa através do número + 351 965 515 286 para lhe criarmos uma doca virtual junto à estação onde se encontra e poder devolver a bicicleta usando o cadeado auxiliar. Para fazer isto basta encontrar um local junto à estação onde prender a bicicleta com o cadeado auxiliar em segurança, prendendo-o na ranhura direita do garfo da bicicleta. Irá ver uma indicação no ecrã da bicicleta acompanhado por um sinal sonoro confirmando que a bicicleta se encontra bloqueada. Quando o cadeado auxiliar é usado junto a uma estação em doca virtual, a bicicleta é considerada como correctamente devolvida e o aluguer termina.

O que fazer se não encontrar bicicletas Bewegen disponíveis na estação?

Consulte os mapas —disponíveis no ecrã do quiosque, no site ou na aplicação móvel. Estes irão mostrar-lhe a disponibilidade das bicicletas em tempo real, em todas as estações. Para fazer o download da aplicação móvel, clique  aqui.

Perdi ou roubaram a minha bicicleta Bewegen ou o meu cartão de membro. O que vai acontecer?

Contacte imediatamente o nosso Apoio a Clientes através do +351 965 515 286 para que possamos desativar o seu cartão de membro e/ou localizar de imediato a bicicleta (todas as bicicletas Bewegen têm informação de GPS em tempo real).

Bewegen